Moqueca de Peixe – Conheça a Magia desse Prato tão Brasileiro

Moqueca de Peixe - Conheça a magia desse prato tão brasileiro

Prato tipicamente brasileiro, a moqueca de peixe faz parte da culinária tradicional de muitos estados do país, sendo especialmente ligada à cultura do Espírito Santo, na região Sudeste, e à gastronomia de estados das regiões Norte e Nordeste, como Bahia, Ceará e Pará.

Tradicionalmente um refogado de carne de peixe com vegetais, como tomate e pimentão, e temperado com cebola, cheiro-verde e azeite de dendê, a moqueca tem muitas variações. À moda capixaba, por exemplo, é servida com pirão e arroz, e à moda baiana, além de leite de coco, pode levar carne de camarão, siri, lagosta e outros frutos do mar.

Quer saber um pouco mais sobre esse delicioso prato tão brasileiro? Então, veja algumas histórias e curiosidades sobre ele a seguir.

A origem da moqueca de peixe

Sabe-se muito pouco sobre como surgiu a moqueca, mas se acredita que sua origem seja indígena, assim como a origem de seu nome: moqueca (do quimbundo mu’keka) ou poqueca (do tupi po’keka).

Documentos datados do séculos XVI falam sobre a forma dos índios brasileiros prepararem carnes, normalmente de peixe, em moquéns, que nada mais eram do que a carne envolta em folha e assada sob a brasa, que ia se cozinhando no próprio suco.

Essa técnica de cozinhar a carne de forma branda em seu suco é a principal influência dos índios no preparo da moqueca de peixe como conhecemos hoje. Atualmente, o prato é comumente preparado em panela de barro, que realiza o cozimento de forma idêntica ao moquém.

A tradição do preparo da moqueca em panela de barro

Quase tão tradicional quanto a moqueca de peixe, é que seu preparo seja feito em panela de barro. Em estados como o Espírito do Santo, o utensílio ganhou inclusive o status de bem imaterial, por seu valor cultural.

Assim como o prato, a panela de cerâmica também tem origem indígena e estudos arqueológicos identificam as técnicas de cozimento em cerâmica como um legado Tupi-Guarani e Una. E hoje a panela de barro está intimamente relacionada ao bom preparo e sabor da tão tipicamente brasileira moqueca.

Prove uma moqueca de peixe preparada com muito capricho 

Todas essas informações sobre as origens da moqueca de peixe te deixaram com água na boca? Então, não resista e vá provar um delicioso prato dessa iguaria! Você pode visitar umas das unidades do Coco Bambu ou fazer seu pedido pelo delivery e receber grátis, pelo aplicativo do EntregaWeb, onde estiver.

yzzer.com – Viaje fácil, viaje yzzer! Uma empresa Coco Bambu.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *